Featured
- Get link
- X
- Other Apps
A história do Honda civic
O Honda Civic começou a ser importado para o Brasil em 1992, quando ainda fazia parte da 5ª geração. Ele foi o primeiro carro da marca a ser fabricado no Brasil, a partir de 1997, na fábrica em Sumaré (SP). Em sua décima geração, o sedã de maior sucesso da Honda chega ao mercado brasileiro agora, no mês de agosto.
Mas, o que nem todo mundo sabe é que a história desse três volumes japonês teve início em 1973, quando começou a ser produzido no Japão. No total, mais de 30 milhões de unidades do modelo já foram comercializadas pelo mundo. Confira a seguir uma linha do tempo que conta um pouco dessa história:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/D/s/OQzsHvRE2AqAqqiXJjbA/2016-07-19-1973-honda-civic-placement.jpg)
A primeira geração do Civic foi fabricada entre 1972 e 1979 com carroceria de duas portas (cupê), três e cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedã). O modelo vinha equipado com motores de 1.2 e 1.5 litro e câmbio manual ou automático.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/o/I/GxSEHoQauNjhQPr2kxdA/2016-07-19-1979-honda-civic-7.jpg)
Na segunda geração, fabricada entre 1980 e 1983, o carro vinha de fábrica com motores de 1.3 e 1.5 litro. O lançamento trouxe como novidade uma grade inteiriça, conjunto ótico mais destacado e para-choques mais robustos e escuros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/J/W/vT6LU4TMy0Zy2cWpzhCw/2016-07-19-1984-honda-civic-si-006-5454.jpg)
Comercializada entre 1984 e 1987, a terceira geração do sedã ganhou um visual todo repaginado e distância entre-eixos maior. Foi nessa época, em 1984, que a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6 16 válvulas de 135 cv.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/d/z/J6ACSaTBaGwpYRRBBRFQ/2016-07-19-1988-honda-civic.jpg)
A quarta geração do Civic ficou em linha entre os anos de 1988 e 1991. A versão LX do mercado norte-americano já trazia trio elétrico, enquanto no Japão chegavam os freios ABS e controle de tração. A primeira geração dos motores VTEC, com comando variável, foi apresentada em 1989.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/R/A/DZFalBQHiVYFW4OJFjGA/2016-07-19-1992-honda-civic-2.jpg)
Produzida entre 1992 e 1995, a quinta geração do Civic chegou ao Brasil em 1992 com motores 1.5 e 1.6. No Japão, havia ainda a opção de motorização 1.3. Como curiosidade, os modelos destinados ao Brasil eram importados dos EUA.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/Y/6/ZqFYlwTHauPdxzLriIGg/2016-07-19-1997-honda-civic-3-1.jpg)
Honda inicia a produção do Civic no Brasil. A sexta geração do modelo ficou em linha entre 1996 e 2000 e foi montado no Brasil de 1997 a 2000 na fábrica de Sumaré (SP). Os carros nacionalizados saíam da linha de montagem com os motores D16Y7 (sem comando variável e com 106 cv) e D16Y8 (com comando VTEC e 127 cv).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/W/q/hWZJ1ISOiAYAM4IGaeGQ/2016-07-19-2001-foto-3.jpg)
Entre os anos de 2001 a 2006 o Civic saiu da planta de Sumaré (SP) sempre com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv. Na sétima geração, a suspensão foi revisada e ganhou mais suave com a adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/H/K/rvAibBRFa3IxxPTYn7cQ/2016-07-19-honda-civic-sedan-2006-1600-01.jpg)
Oitava geração foi produzida entre os anos de 2006 e 2012. O “New Civic” trouxe design futurista, painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 gerenciado pelo câmbio automático de cinco marchas com aletas no volante. Naquela geração, as novidades foram a adoção de sistema flex e a chegada da versão Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv - o modelo nacional mais potente produzido na época.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/M/g/MRKSnFTEqcgRF73LHXNA/2016-07-19-2011-foto-civic-6.jpg)
Sem grandes alterações visuais em relação à linha anterior, a nona geração do Civic rendeu ao modelo a liderança de vendas no Brasil em 2013. Era a primeira vez o sedã da Honda ultrapassava o Toyota Corolla em números de emplacamentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/t/g/LeioTlSdmAcKShufbYOw/2016-07-21-honda-civic-exl-2017-4.jpg)
A décima e atual geração chegou em 2015 marcando o retorno da versão topo de linha EXR, com mudanças no exterior e interior. A intermediária LXR foi equipada com sistema VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), enquanto a versão EXR ganhou airbags de cortina e nova central multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment