CONFERIR O CONTEÚDO Conferir GEOCREDI BNK CRÉDITO PESSOAL NOTICIA AUTOMOTIVA SEGURO COBRIMOS TODAS AS SEGURADORAS RECOMENDAÇÃO DO DIA Ver Máquinas VPS Conferir GEOCREDI BNK CRÉDITO PESSOAL NOTICIA AUTOMOTIVA A história do Honda civic Skip to main content

Featured

🚗 Peugeot 2008 e 208 ganharão motor híbrido leve MHEV turbo em 2026

  Os compactos 2008 e 208 da Peugeot, fabricados na Argentina, passarão a usar um motor 1.0 turbo híbrido leve 12 V a partir da linha 2026, combinando o propulsor de 130 cv e 20,4 kgfm com motor‑gerador para maior eficiência de consumo, especialmente em uso urbano — o lançamento está previsto para setembro de 2025 Wikipédia +14 Quatro Rodas +14 UOL +14 . 🔥 Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo dispara nas vendas A versão turbo 1.6 TGDI de 193 cv do Creta – atualmente a mais potente do segmento de SUVs compactos– teve vendas dobradas no primeiro semestre de 2025, representando 14 % do mix total do modelo, graças a uma combinação de desempenho e pacote tecnológico sólido Guru dos Carros . 🚙 VW Tera 2025 flagrado em versão turbo de entrada Flagras indicam que a VW prepara uma variante Tera Comfort com motor 1.0 TSI turbo (~109–116 cv) , equipada com calotas, faróis de LED e câmbio automático/possivelmente manual. Essa entrada com turbo mira concorrentes como Fiat Pulse e Renault...

A história do Honda civic

 O Honda Civic começou a ser importado para o Brasil em 1992, quando ainda fazia parte da 5ª geração. Ele foi o primeiro carro da marca a ser fabricado no Brasil, a partir de 1997, na fábrica em Sumaré (SP). Em sua décima geração, o sedã de maior sucesso da Honda chega ao mercado brasileiro agora, no mês de agosto.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que a história desse três volumes japonês teve início em 1973, quando começou a ser produzido no Japão. No total, mais de 30 milhões de unidades do modelo já foram comercializadas pelo mundo. Confira a seguir uma linha do tempo que conta um pouco dessa história:

Honda Civic 1973 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1973 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

A primeira geração do Civic foi fabricada entre 1972 e 1979 com carroceria de duas portas (cupê), três e cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedã). O modelo vinha equipado com motores de 1.2 e 1.5 litro e câmbio manual ou automático.

Honda Civic 1979 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1979 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Na segunda geração, fabricada entre 1980 e 1983, o carro vinha de fábrica com motores de 1.3 e 1.5 litro. O lançamento trouxe como novidade uma grade inteiriça, conjunto ótico mais destacado e para-choques mais robustos e escuros.

Honda Civic 1984 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1984 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Comercializada entre 1984 e 1987, a terceira geração do sedã ganhou um visual todo repaginado e distância entre-eixos maior. Foi nessa época, em 1984, que a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6 16 válvulas de 135 cv.

Honda Civic 1988 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1988 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

A quarta geração do Civic ficou em linha entre os anos de 1988 e 1991. A versão LX do mercado norte-americano já trazia trio elétrico, enquanto no Japão chegavam os freios ABS e controle de tração. A primeira geração dos motores VTEC, com comando variável, foi apresentada em 1989.

Honda Civic 1992 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1992 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Produzida entre 1992 e 1995, a quinta geração do Civic chegou ao Brasil em 1992 com motores 1.5 e 1.6. No Japão, havia ainda a opção de motorização 1.3. Como curiosidade, os modelos destinados ao Brasil eram importados dos EUA.

Honda Civic 1997 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 1997 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Honda inicia a produção do Civic no Brasil. A sexta geração do modelo ficou em linha entre 1996 e 2000 e foi montado no Brasil de 1997 a 2000 na fábrica de Sumaré (SP). Os carros nacionalizados saíam da linha de montagem com os motores D16Y7 (sem comando variável e com 106 cv) e D16Y8 (com comando VTEC e 127 cv).

Honda Civic 2001 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 2001 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Entre os anos de 2001 a 2006 o Civic saiu da planta de Sumaré (SP) sempre com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv. Na sétima geração, a suspensão foi revisada e ganhou mais suave com a adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora.

Honda Civic 2006 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 2006 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Oitava geração foi produzida entre os anos de 2006 e 2012. O “New Civic” trouxe design futurista, painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 gerenciado pelo câmbio automático de cinco marchas com aletas no volante. Naquela geração, as novidades foram a adoção de sistema flex e a chegada da versão Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv - o modelo nacional mais potente produzido na época.

Honda Civic 2011 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic 2011 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

Sem grandes alterações visuais em relação à linha anterior, a nona geração do Civic rendeu ao modelo a liderança de vendas no Brasil em 2013. Era a primeira vez o sedã da Honda ultrapassava o Toyota Corolla em números de emplacamentos.



Honda Civic EXL 2017 (Foto: Honda) — Foto: Auto Esporte
Honda Civic EXL 2017 (Foto: Honda) — Foto: Auto Esporte

A décima e atual geração chegou em 2015 marcando o retorno da versão topo de linha EXR, com mudanças no exterior e interior. A intermediária LXR foi equipada com sistema VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), enquanto a versão EXR ganhou airbags de cortina e nova central multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel.

Comments

Popular Posts