tecnologias automotivas que vão mudar com a inteligência artificial
Já hoje, algumas pessoas usam o termo "inteligência artificial" para descrever certos aspectos de suas tecnologias, embora o momento ainda não esteja efetivamente maduro. Para os nerds, uma IA é o HAL 9000 de "2001 Uma Odisseia no Espaço", a Skynet de "O Exterminador do Futuro" ou qualquer androide que tenha aparecido em algum filme, de "Guerra nas Estrelas" a "Blade Runner". A realidade atual nos diz que eles são computadores conectados à Web e educados por meio de bilhões e bilhões de informações.
Portanto, ainda estamos longe dos cenários de ficção científica, embora algo esteja se movendo e o caminho pareça estar traçado: a inteligência artificial assumirá cada vez mais o controle de nossos automóveis. Veja onde e como.
Condução autônoma real
Já se fala em direção autônoma há algum tempo. Alguns fabricantes ainda acreditam nela, outros parecem ter jogado a toalha, seja de forma definitiva ou esperando o momento certo. Existem agora os primeiros exemplos do nível 3, ou seja, com possibilidades limitadas de deixar o carro controlar a direção, os freios e o acelerador. A inteligência artificial pode ser o verdadeiro ponto de virada.
Carros capazes de dirigir sozinhos graças a sensores cada vez mais sofisticados e precisos (radar, câmeras, lidar), cujos dados são processados em tempo real por uma IA capaz de tomar decisões em diferentes cenários. Do trânsito da cidade a longos deslocamentos em rodovias. Sistemas capazes de aprender de tempos em tempos, para melhor se adaptar a diferentes situações. E com funções preditivas, com base em informações do sistema de navegação por satélite ou de fontes externas.

Um protótipo de táxi elétrico Nissan em Londres
É claro que ainda restam dúvidas, como a responsabilidade em caso de acidente (no Reino Unido, serão os fabricantes) e as escolhas a serem feitas pela IA em caso de perigo. Uma questão abordada pela plataforma on-line Moral Machine, desenvolvida no MIT (Massachusetts Institute of Technology), cujo objetivo é criar um código moral a ser ensinado às inteligências artificiais.
Entretenimento informativo avançado
Hoje em dia, já estamos acostumados a entrar em carros habitados por monitores cada vez maiores. Instrumentos digitais, telas para os passageiros dianteiros e traseiros e telas de realidade aumentada são o presente; no futuro, eles serão ainda mais inteligentes graças à inteligência artificial.
Desde assistentes de voz evoluídos - a DS já está experimentando com a integração do ChatGPT em seus modelos - capazes de realizar ações complexas para gerenciar todos os aspectos do carro, até mesmo automaticamente, com interações mais suaves e eficientes. Novamente, o software poderá evoluir com o tempo, aprendendo quais faixas de música devem ser reproduzidas dependendo de quem estiver dirigindo. As atualizações OTA (over the air) também se tornarão ainda mais precisas e pontuais, permitindo que o carro acompanhe o ritmo dos tempos.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment